quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Fundada aos 15 (quinze) dias de Novembro de 1973, sob a denominação de Associação Recreativa da Gandra, com Sede Social na Rua de Diu nº. 18- Gandra- Ermesinde .
Teve os seus antecedentes numa agremiação, não oficializada, a Associação Académica da Gandra, com Sede na Rua Elias Garcia, nº.23, cuja existência remonta a alguns anos atrás, mas limitada apenas a uma equipa de futebol que participava em competições de ambito local.
Com os estatutos aprovados pelo Governo Civil do Porto e inscrita na Federação das Colectividades do Distrito do Porto, os destinos da Associação passaram a ser geridos por uma Comissão Diretiva, até à realização das primeiras eleições, em conformidade com os estatutos, constituída pelos seguintes associados:
DIRECÇÃO
Presidente
Manuel Henrique da Silva
Sócio nº. 16
Vice-Presidente
Júlio Ribeiro da Silva
Sócio nº. 11
1º. Secretário
Arlindo Ribeiro Soares
Sócio nº. 17
2º. Secretário
Gabriel Duarte
Sócio nº. 5
Tesoureiro
António Teixeira Ferreira
Sócio nº. 8
1º. Vogal
Fernando Bento
Sócio nº. 01
2º. Vogal
Antero de Jesus
Sócio nº. 15
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
Amandio Silva Bastos
Sócio nº. 26
- lº. Secretário
- 2º.Secretário
CONSELHO FISCAL
- Presidente
- Secretário
- Relator
Inicialmente, mais vocacionada para a cultura e recreio, levou a cabo inúmeras festas, teatro, cinema, colóquios, actividades infantis, etc., muitas vezes recorrendo à utilização da sala de espectáculos da Casa do Povo, por necessidade de mais espaço, dado a afluência de associados.
ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO
1973
Já em 1977, para poder competir desportivamente a nível federativo, surgiu a obrigatoriedade de serem alterados os Estatutos da Associação, que passou a ter a designação de Asssociação Desportiva e Recreativa da Gandra, ainda actual.
Para "memória futura", fica explícito que, os signatários da Escritura de Constituição e Estatutos, datada de 21 de Julho de 1977, nada mais foram do que isso mesmo pois, nenhum deles teve qualquer participação activa na verdadeira fundação, em 1973.
Acto precipitado, pois estes estatutos não podiam, nem deviam, de forma alguma ignorar completamente quase quatro anos de existência da Associação e o esforço dos seus verdadeiros fundadores.
OS NOVOS ESTATUTOS
1977
Sem comentários:
Enviar um comentário