FUNDAÇÃO


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013



Em homenagem aos Fundadores desta Coletividade, em especial aos  cinco que já      "partiram" !!!. 


                                 No 40º. Aniversário 
                             

Fundada aos 15 (quinze) dias de Novembro de 1973, sob a denominação de Associação Recreativa da Gandra, com Sede Social na Rua de Diu nº. 18- Gandra- Ermesinde .
Teve os seus antecedentes numa agremiação, não oficializada,  a Associação Académica da Gandra, com Sede na Rua Elias Garcia, nº.23, cuja existência remonta a alguns anos atrás, mas limitada apenas a uma equipa de futebol que participava em competições de ambito local.
Com os estatutos aprovados pelo Governo Civil do Porto e  inscrita na Federação das Colectividades do Distrito do Porto, os destinos da Associação passaram a ser geridos por uma Comissão Diretiva, até à realização das primeiras eleições, em conformidade com os estatutos, constituída pelos seguintes associados:

DIRECÇÃO

Presidente


Manuel Henrique da Silva
Sócio nº. 16




Vice-Presidente 


Júlio Ribeiro da Silva
Sócio nº. 11





1º. Secretário 


Arlindo Ribeiro Soares
Sócio nº. 17





2º. Secretário 


Gabriel Duarte
Sócio nº. 5





Tesoureiro 


António Teixeira Ferreira
Sócio nº. 8





1º. Vogal


Fernando Bento
Sócio nº. 01





2º. Vogal



Antero de Jesus
Sócio nº. 15





ASSEMBLEIA GERAL

       Presidente 



Amandio Silva Bastos 
Sócio nº. 26






- lº. Secretário
- 2º.Secretário

CONSELHO FISCAL

- Presidente
- Secretário
- Relator


Inicialmente, mais vocacionada para a cultura e recreio, levou a cabo inúmeras festas, teatro, cinema, colóquios, actividades infantis, etc., muitas vezes recorrendo à utilização da sala de espectáculos da Casa do Povo, por necessidade de mais espaço, dado a afluência de associados.


                                ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO
                                                                    1973






Já em 1977, para poder competir desportivamente a nível federativo, surgiu a obrigatoriedade de serem alterados os Estatutos da Associação, que passou a ter a designação de Asssociação Desportiva e Recreativa da Gandra, ainda actual.
Para "memória futura", fica explícito que,  os signatários da Escritura de Constituição e Estatutos, datada de 21 de Julho de 1977, nada mais foram do que isso mesmo pois, nenhum deles teve qualquer participação activa na verdadeira fundação, em 1973.
Acto precipitado, pois estes estatutos não podiam, nem deviam,  de forma alguma  ignorar completamente quase quatro anos de existência da Associação e o esforço dos seus verdadeiros fundadores.


                                     OS NOVOS ESTATUTOS
                                                                      1977




Sem comentários:

Enviar um comentário