PROGRAMA
............................................................................................................
Equipa de Iniciados 2011
Em cima: Ruben Viana, Fernando Vilarinho, Rui, Leandro, Alexandre Vilarinho e Marco. Em baixo: Tiago, Rui Sousa, Diogo Cardoso, João Oliveira e Paulo Mendes. | . |
Vencedores do Troféu da Amizade, integrado nas comemorações do 25º. Aniversário do Grupo Desportivo da Bela, Ermesinde, em 23/02/2011.
.............................................................................................................
TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTSAL - TRÉLAZÉ
25 de SETEMBRO DE 1997
Foi na época de 1997 que surgiu o convite para a participação no Torneio Jean Bourdin, que se disputava de 2 em 2 anos, na cidade de Trélazé, situada no norte de França, paredes meias, com a cidade universitária de Angers. O Sr. João Pedro vereador da Câmara de Trélazé, deslocou-se á Câmara de Valongo onde foi informado que o Clube mais representativo era a nossa Associação. Posteriormente, veio à nossa Sede formalizar o convite, e expôr as condições, informando que os restantes convidados eram: Casa do F.C.Porto de Cannes, Selecção da Corunha, Diabolos de Trélazé.
Perante as condições que nos foram oferecidas, aceitamos de imediato, pois víamos naquela deslocação uma maneira de podermos proporcionar aos nossos atletas, uma viagem a um país estrangeiro para disputar um torneio de grande prestígio. Para atletas amadores, que apenas recebiam uma pequena importância pela sua presença nos treinos, essa deslocação deu-lhes uma certa vaidade e melhorou-lhes a auto estima.
A cidade de Valongo é geminada com a cidade de Trélazé, pois ambas têm do seu passado, como principal atracção as minas de ardósia (lousa), já desactivadas, mas que são ex-líbris das duas cidades. Mercê disso, a nossa comitiva teve um tratamento vip, com convites para visitar o Museu Mineiro, realizar um jogo com os Diabolos de Trélazé, para apresentação de novo patrocinador, e para um jantar convívio.
Fizeram parte dessa deslocação inesquecível os seguintes elementos:
- Guarda- redes – Ricardo Lourenço – Rui - Helder Azevedo “Balizas”.
- Jogadores de campo–Hélder Ferreira (Teixeira)–Alcino–Craiosa -Carlitos–Hélder Nunes
Damião–Nelo Ramalho–Pedro Serpa–Bernardino Cardoso, “Gordillo”e João.
- Fisioterapeuta: Rui Maia
- Preparador físico : Rui Amaral.
- Treinador – Nelo Ramalho
- Patrocinador – Nelo Ramalho
- Chefe da comitiva – Carlos Valente
- Director Desportivo – Manuel Amaral –
Acompanhou-nos um árbitro nomeado pela Associação de Futsal do Porto.
Motoristas profissionais. 2.
Deslocação em autocarro.
No dia 25.09.1997, realizamos em Trélazé um jogo particular, cujos motivos acima referimos, contra os Diabolos, com o resultado a nosso favor de 4-1.
No dia seguinte, defrontamos a Casa do F.C.Porto de Cannes, jogo da meia-final e vencemos por 4 – 1.
Disputamos a final contra a selecção da Corunha e, perdemos por 4 – 0.
Neste jogo, pouco podíamos fazer, pois para além de estarmos a defrontar uma selecção ele incluía alguns jogadores profissionais. Era, para nós, demasiado forte. Apesar disso, durante a primeira parte surpreendemos os Espanhóis, pois desperdiçamos várias oportunidades que, se aproveitadas, o resultado teria sido mais equilibrado, mas sem qualquer dúvida sobre a sua superioridade. Aliás, o treinador da Selecção elogiou a nossa equipa que, segundo ele, sendo muito jovem, praticava um óptimo futsal, e acima de tudo demonstrava uma disciplina irrepreensível. Os mesmos elogios, foram transmitidos pelo responsável pela organização, que agradeceu ainda o nosso comportamento social.
Com o Pavilhão Jean Bourdin completamente cheio, a nossa jovem equipa foi muito aplaudida pois, era bem patente, o nosso rasto de muita simpatia.
Três anos depois, na visita dos Diabolos de Trélazé ao Concelho de Valongo, realizamos com eles um jogo particular, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde, integrado nas comemorações do 25 de Abril, em ambiente de grande desportivismo e amizade, e com um almoço-convívio na Sede da nossa Associação, animado com música ao vivo, por um conjunto disponibilizado gratuitamente, através do Presidente da Assembleia Geral, Sr. Fernando Cerqueira.
Por fim, a Câmara Municipal de Valongo, ofereceu ainda um delicioso beberete aos intervenientes, e Entidades Presentes, encerrando assim uma inesquecível data… O “ 25 de Abril” de 2000.
Na página de Desporto pode ler-se o texto mais em pormenor.